12-SET-2023

Participe das eleições para conselheiro tutelar

#AssistênciaSocial POR COMUNICAÇÃO 12 DE SETEMBRO DE 2023

Por que é importante votar nas eleições do Conselho Tutelar?

A eleição para o Conselho Tutelar estar chegando e será realizada no dia 1 de outubro. Você sabe por que é tão importante que todos os cidadãos votem?

Com atribuições previstas no artigo 136 do ECA, o conselheiro tutelar atende crianças e adolescentes diante de situações de violação de direitos. Também é papel do conselheiro atender e aconselhar os pais ou responsáveis dessas crianças e adolescentes.

Os casos chegam ao Conselho Tutelar de diversas maneiras, encaminhados por delegacias, Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou até escolas. Isso acontece quando há abandono ou violência por parte de familiares. Algumas famílias também buscam o órgão por iniciativa própria, em busca de seus direitos, com demandas em educação, saúde ou até conflitos como disputa pela guarda dos filhos.

Como podemos observar, o conselheiro tutelar desempenha um papel de extrema responsabilidade na proteção de crianças. A maior função é zelar pelo cumprimento dos direitos. O Conselho Tutelar é o Procon da criança. É ele quem vai verificar se seus direitos estão sendo cumpridos pela família, pela sociedade e estado. Sempre que a criança e o adolescente estiver com seus direitos negados nos serviços públicos, é o Conselho Tutelar que vai requisitar o atendimento. Por isso é importante conhecermos o Conselho Tutelar dos nossos municípios e irmos às urnas.

Todas as pessoas a partir de 16 anos, que tenham inscrição correspondente às zonas eleitorais, podem votar nos candidatos a conselheiro, por meio de voto universal, direto, secreto e facultativo.

#Saúde Há 222 dia(s)

Dia D de vacinação Antirrábica.

Dia 22/09, a partir das 8 horas da manhã, na secretaria de saúde.

#Cultura Há 229 dia(s)

Oficina técnica sobre diretrizes da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195).

Secretaria de cultura realizará oficina técnica sobre diretrizes da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195).

#Gestão Há 235 dia(s)

CAERN móvel em João Dias.

CAERN móvel em João Dias, renegocie suas dívidas.

#AssistênciaSocial Há 235 dia(s)

Setembro Amarelo

Campanha Setembro Amarelo pela prevenção ao suicídio

#Administração Há 242 dia(s)

SEM FPM NÃO DÁ!

DIA 30 DE AGOSTO JOÃO DIAS VAI PARAR!

#Administração Há 305 dia(s)

Agente Territorial do SEBRAE visita município de João Dias e conversa com Prefeito Marcelo Oliveira.

#AssistênciaSocial Há 310 dia(s)

IX Conferência Municipal de Assistência Social.

A Prefeitura de João Dias, realizará no dia 07 de Julho de 2023, a IX Conferência Municipal de Assistência Social.

#Cultura Há 313 dia(s)

São João de João Dias abrilhanta noite de sábado do município.

Noite memorável em João Dias com grande evento de São João, danças de quadrilhas, homenagem a Bigode do avião, e festa.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?